segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

BrewDog - Punk IPA

Cerveja e revolução. Combinação que dá certo? Acho que sim.

A Brewdog é uma cervejaria revolucionária. Ela foi fundada por James Watt, Martin Dickie e um cachorro em 2007. A missão desse trio era produzir cervejas para fazer com que as pessoas se apaixonassem pelas cervejas artesanais e, ao mesmo tempo, divulgar o seu ódio pelas cervejas "mainstreams"  por motivos óbvios: muitas delas são insossas porque são produzidas com custo baixo, com matérias-primas de qualidade ruim, com adição de químicos e adjuntos que não fazem parte das receitas de cervejas tradicionais. A proposta é mostrar que a cerveja pode ser algo mais interessante e "básica".

E essa ideia deu certo. Em 2007 fundaram a cervejaria com 2 funcionários e produção anual de 100.000 litros de cerveja. Hoje, com 135 funcionários e 13 bares abertos (inclusive uma ser aberta semana que vem em São Paulo), tiveram a meta de produzir 7 milhões de litros de cerveja em 2013 (2012 : 3,6 milhões de litros) por meio de um sistema de crowdfunding que arrecadou fundos para a  ampliação da capacidade produtiva com a construção de uma nova fábrica. É a empresa do ramo alimentício que mais cresceu nos últimos 5 anos no Reino Unido. E o mais interessante: eles tem escala industrial com produção artesanal, ou seja: nada de conservantes, nada de adjuntos nas cervejas e nada de pasteurização, pois este processo danifica algumas características e aromas essenciais da cerveja.


We Are BrewDog from BrewDog on Vimeo.
Invest in BrewDog at www.brewdog.com/equityforpunks

E o porquê de eles serem revolucionários? Que pequena empresa seria capaz de lutar contra as grandes corporações que produzem cervejas insossas? Quem seria capaz de produzir uma cerveja fermentada no fundo do mar? Quem teria a ousadia suficiente para brassar uma cerveja com teor alcoólico de 55% com envase em animais empalhados? Que empresa produziria cervejas artesanais em escala industrial? Bem...Existem razões suficientes para provar que eles estão aí para mudar o mercado cervejeiro. E hoje vamos apresentar a cerveja mais tradicional da BrewDog: A Punk IPA.


Sobre a cerveja:



A Punk IPA é a cerveja mais popular da marca. Uma cerveja com notas cítricas no nariz que lembram abacaxi, kiwi e frutas tropicais. É uma explosão de aromas na boca. Uma sensação de refrescância, mas ao mesmo tempo ele tem uma intensidade bastante peculiar no amargor. (Atenção, para quem não está muito acostumado, a cerveja pode ser um pouco amarga).


Ficha Técnica
Estilo: Pale Ale
Teor alcoólico: 5,6%
Amargor: Médio-alto.
Temperatura ideal de consumo: 2-4 graus
Produzida por: BrewDog Plc
Preço: Entre R$ 15 a R$ 23 ( 330 ml)

Sugestões de harmonizações: Molhos condimentados, curry, saladas com temperos fortes, queijo gorgonzola, pratos com molhos cremosos e salgados.

Sugestões de bons lugares para beber: Compartilhar com os amigos. É uma boa e saborosa cerveja ótima para ser degustada. Por ter um  aroma um pouco mais forte, recomenda-se tomar com mais calma e saborear gole a gole e desvendar todos os seus aromas.

Reviews:
Brejas
BeerAdvocate
RateBeer

E...a boa notícia é que você poderá tomar esta cerveja na torneira na semana que vem. O primeiro bar da BrewDog no Brasil abrirá as portas no dia 22 de janeiro. Prepare-se, pois esses bares são considerados mecas das cervejas artesanais!

BrewDog Bar São Paulo
Onde: Rua dos Coropés, 41 - Pinheiros

Ver mapa maior

Site Oficial: http://www.brewdog.com/