Mas se um dia você for para lá, acho que seria interessante você ir até o Klásterní Pivovar Strahov.
É uma cervejaria que fica perto do monastério e, no passado, sua produção complementava a do monastério de Strahov. Hoje o monastério não produz mais cerveja. Mas a Klaterni Pivovar permaneceu como uma microcervejaria e tem o "melhor mestre cervejeiro mais novo de toda a República Checa", segundo um dos guias da microcervejaria.
Hoje ela produz cerca de 15,000HL de cerveja ano. Sua produção é artesanal e os estilos comercializados são a Amber lager, Dark Lager e a IPA com o rótulo "Sv. Norbert". (Eu bebi os dois primeiros e são muito bons!). As cervejas de baixa fermentação levam lúpulo Saaz, típico da República Checa. Isso deixa a cerveja com aquele amargor herbáceo e refrescante. A IPA leva lúpulos Amarillo e Cascade. Tenho uma garrafa em casa para degustar (ainda não posso opinar).
Junto a cervejaria, funciona um pub onde, além de servirem as cervejas caseiras, eles servem pratos típicos e alguns deles com cerveja na receita. Como eu havia acabado de comer, eu acabei comendo somente um cold starter (na verdade, uma tábua de queijo tipo Olomoucké syrečky com torradas). Estava bem bom.
Se você estiver perto da cidade velha e for visitar o Monastério de Strahov, é uma boa parar por lá e curtir uma cerveja bem diferente das populares Pilsner Urquell, Staropramen, Chechvar (Budvar) e Gambrinus que estão espalhadas pelos pontos turísticos da cidade. Vale a pena conferir!
<<Info>>
Klasterní Pivovar Strahov
Website: http://www.klasterni-pivovar.cz/
Como chegar: É um bar que fica na praça onde está o monastério de Strahov, perto da cidade do castelo.
Se você tiver com bastante tempo, vale a pena ir ao topo do morro Petrín e ir descendo pelas vinícolas e chegar até o monastério. A vista é linda e a caminhada é agradável. Beber uma boa e encorpada cerveja depois disso também é muito bom!
