segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Pick your trip: Monastério de Strahov e Cervejas

O Monastério de Strahov em Praga não produz cerveja trapista. Nem serve cerveja. 




Mas se um dia você for para lá, acho que seria interessante você ir até o Klásterní Pivovar Strahov. 

É uma cervejaria que fica perto do monastério e, no passado, sua produção complementava a do monastério de Strahov. Hoje o monastério não produz mais cerveja. Mas a Klaterni Pivovar permaneceu como uma microcervejaria  e tem o "melhor mestre cervejeiro mais novo de toda a República Checa", segundo um dos guias da microcervejaria.

Hoje ela produz cerca de 15,000HL de cerveja ano. Sua produção é artesanal e os estilos comercializados são a Amber lager, Dark Lager e a IPA com o rótulo "Sv. Norbert". (Eu bebi os dois primeiros e são muito bons!). As cervejas de baixa fermentação levam lúpulo Saaz, típico da República Checa. Isso deixa a cerveja com aquele amargor herbáceo e refrescante. A IPA leva lúpulos Amarillo e Cascade. Tenho uma garrafa em casa para degustar (ainda não posso opinar). 

Junto a cervejaria, funciona um pub onde, além de servirem as cervejas caseiras, eles servem pratos típicos e alguns deles com cerveja na receita. Como eu havia acabado de comer, eu acabei comendo somente um cold starter (na verdade, uma tábua de queijo tipo Olomoucké syrečky com torradas). Estava bem bom. 

Se você estiver perto da cidade velha e for visitar o Monastério de Strahov, é uma boa parar por lá e  curtir uma cerveja bem diferente das populares Pilsner Urquell, Staropramen, Chechvar (Budvar) e Gambrinus que estão espalhadas pelos pontos turísticos da cidade. Vale a pena conferir! 

<<Info>>
Klasterní Pivovar Strahov
Como chegar: É um bar que fica na praça onde está o monastério de Strahov, perto da cidade do castelo. 
Se você tiver com bastante tempo, vale a pena ir ao topo do morro Petrín e ir descendo pelas vinícolas e chegar até o monastério. A vista é linda e a caminhada é agradável. Beber uma boa e encorpada cerveja depois disso também é muito bom!

domingo, 1 de setembro de 2013

Bamberg Helles

Sabia que existe uma cervejaria brasileira super premiada mundialmente?
Estou falando da Cervejaria Bamberg. Ela tem ganhado vários prêmios nestes últimos anos. Se eu começar a listar todos os prêmios, meu post vai ser só sobre os prêmios. Então só vou falar que em 2012 eles ganharam a melhor Dark Lager com a Bamberg Schwarzbier no World Beer Award

A cervejaria iniciou as atividades em 2006 e desde então tem crescido e conquistados os mais refinados paladares.  A parte mais interessante é que as receitas geralmente seguem o Reinhentsgebot ("Lei da pureza" alemã). Isso significa que a cerveja somente tem o básico: malte, lúpulo, água e levedura. O resultado? Fenomenal! 

Sobre a Cerveja

Não irei falar sobre a Schwarzbier hoje. Deixarei ela para um post futuro. Hoje irei comentar sobre a Bamberg Helles.



Ela não ganhou o título de melhor do mundo, mas já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais. Ela é uma cerveja de baixa fermentação um pouco mais encorpada que as Pilsens mainstreams. E possui um sabor delicioso! O equilíbrio entre o malte e o lúpulo é perfeito. Ao mesmo tempo que você sente a leve doçura do malte, você também sente o amargor do lúpulo floral que vai na cerveja. O aftertaste é seco e levemente amargo. É uma cerveja que pede Bis!!!!

Ficha Técnica
Estilo: Munich Helles
Teor alcoólico: 5%
Amargor: Baixo
Temperatura ideal de consumo: 2-4 graus
Produzida por: Cervejaria Bamberg
Preço: Entre R$ 11 a R$ 17 ( 600ml)

Sugestões de harmonizações: Queijos frescos, molhos condimentados, curry, saladas com temperos fortes, queijo coalho e outros pratos com um molho mais picante.

Sugestões de bons lugares para beber: Em dias quentes ou a céu aberto. É uma cerveja forte, porém bastante refrescante. Ótima para beber compartilhar com os amigos em mesas de bar.

Reviews:

Brejas
BeerAdvocate
RateBeer

Site Oficial: http://www.cervejariabamberg.com.br/