domingo, 4 de janeiro de 2015

Cozinhando com cervejas: Frango ao molho de mostarda, mel e pale ale


Quer fazer um prato fácil que vai impressionar seus convidados? Este frango ao molho de mostarda, mel e pale ale está aí para você falar: "Viu, tem até cerveja no molho!".

A receita original é do livro "Craft Beer Cookbook" da Jacquelyn Dodd, vulga Beeroness, do blog sobre cerveja e comida The Beeroness. (indicação do Fogão da Lu, que também é uma ótima dica para quem gosta de cozinhar).

(Extraído do site da Cervejaria Júpiter)

As receitas da Beeroness não utilizam cervejas brasileiras, mas eu sim. Para esta receita, usei a Jupiter Pale Ale. Uma cerveja paulista com dry-hopping, técnica que deixa a cerveja bastante aromática com notas cítricas e frutadas bastante intensas. A cerveja foi escolhida justamente por conferir um toque especial no prato.

Veja como é fácil fazer:







Frango ao molho de mostarda, mel e cerveja Júpiter Pale Ale (*Nota 1)

1/3 de xícara de chá de Mostarda Dijon
1/4 de xícara de chá de Mel
1/2 xícara de chá de Cerveja Júpiter Pale Ale
2 colheres de sopa de maisena
1/4 de colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta do reino
1 dente de alho
2 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de manteiga sem sal (para selar o frango)
4 sobrecoxas desossadas (a receita original pede sem pele, mas eu usei com pele e tudo)
Arroz para servir.

1. Aqueça o forno em fogo médio.
2. Adicione o mel, mostarda, cerveja, maisena, sal, pimenta, alho e o suco de limão em um processador de alimentos e misture até que se torne um líquido homogêneo (Nota 2).
3. Derreta a manteiga em uma frigideira que vai ao forno (Nota 3). Salpique Sal e pimenta à gosto nas sobrecoxas e sele na manteiga até que fiquem douradas.
4. Cubra as sobrecoxas com o molho de mostarda e asse em fogo médio até que a sobrecoxa fique cozida (aproximadamente 22 - 25 minutos).
5. Sirva num prato com arroz (como eu fiz na foto).

*Nota 1: A receita está bastante fiel à original. Eu fiz algumas adaptações que estão entre parênteses ou comentadas nas notas subseqüentes.

*Nota 2: Eu não bati no processador e misturei na mão mesmo. As sementes da mostarda ficam bem charmosas depois que saem do forno.

*Nota 3: Eu sou muito "rica" e não economizo em uma frigideira dois-em-um. Eu tenho uma assadeira e uma frigideira e, por isso, eu usei os dois. Se você for "rica"como eu, sele o frango na frigideira e deixe a assadeira aquecer com um pouco de manteiga antes de transferir as sobrecoxas. E não se esqueça de transferir o conteúdo total da frigideira.

Espero que gostem e Bon Apetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário