(Fonte: Mariusz Kluzniak @Flickr)
Estônia: Um dos três países balticos que tem em suas zonas limítrofes o Golfo da Finlândia, o Mar Báltico e a Rússia. Aproximadamente 50% de seu território de 43 mil/km² é formado por florestas e habitado por pouco mais de 1 milhão de habitantes. O número de top models per capita é um dos maiores do mundo, além de ser a terra natal do Skype, KaZaA e Hotmail.
Curiosidades à parte, este é um blog de cerveja e é sobre isso que escreveremos. A Estônia é um grande produtor de cevada e possui registros cervejeiros de longa data. A bebida era utilizada para celebrações e era um item de troca entre vizinhos queridos a fim de manter o bom relacionamento. Não podemos esquecer de mencionar a sua melhor criação, o estilo Baltic Porter, que surgiu nessa região depois da popularização das Porters inglesas (Sobre esta cerveja escura, de aroma de chocolate e frutas vermelhas, escreveremos em alguma outra oportunidade).
(Fonte: L3aac @Flickr)
A Estônia, assim como Brasil, vive uma nova onda de craft beer renaissance com algumas microcervejarias em destaque. O mercado ainda é dominado pelas mainstreams do oligopólio formado por 3 grandes cervejarias: Saku, A Le Coq Tartu Õlletehas e Viru (todas elas com investimento externo). Mas ainda assim, o pouco que as micros tem produzido, agradou muito o nosso paladar. Sim, temos sorte de ter uma amiga estoniana que trouxe alguns exemplares de presente! Segue a análise de dois exemplares:
Vormsi
Vormsi é uma ilha pouco povoada na Estônia. E eles têm uma cervejaria! Uau.
Eles tem uma história bastante relacionada a Suécia, país que fica do outro lado do mar, cuja população tem um grande desejo de consumir bebidas alcoólicas mas com acesso restrito a elas (pobrezinhos). Será que esse foi o motivo de abrirem uma cervejaria por lá?
Esta cerveja é bastante interessante. O seu estilo, Märzen, é originário da Alemanha e significa Março. O motivo para levar este nome é porque o Duque da Baviera não permitia a sua produção na primavera e no verão. Logo, as cervejas ficavam prontas antes de abril. E dizem que este fato é responsável pelo surgimento da Oktoberfest: Nos meses improdutivos havia o consumo moderado da bebida. Mas em outubro, era necessário consumir tudo o que estava armazenado para liberar espaço para a safra nova. E a festa era somente uma desculpa para consumir o estoque parado. Existe outra versão mais romântica da Oktoberfest, mas deixaremos para contar outro dia.
E, sobre a Vormsi Märzen: Cerveja de coloração âmbar com a característica do malte bastante presente. No nariz notas de mel, caramelo, biscoito e um leve toque condimentado se misturam de forma bastante interessante. O caráter da levedura também é forte, mas não é desagradável. Na boca, o gosto basicamente se inicia com o sabor de mel, frutas secas e caramelo. Há um leve toque de lúpulo herbáceo e um amargor médio-baixo que continua deixando um aftertaste leve e seco.
Ficha Técnica
Estilo: Märzen
Teor alcoólico: 5,3%
Amargor: Médio-baixo.
Temperatura ideal de consumo: 2-4 graus
Produzida por: Metsamees OÜ
E se caso você queira ir para a ilha de Vormsi, o endereço da cervejaria é:
Norrby Küla, 91308 Vormsi Vald. Läänemaa.
Site: http://www.vormsibeer.ee
Vanamees Óllenaut
"Our Rye IPA is like a Jolly Old Man, who has tricks up his sleeve - ours has Estonian rye malt and Chinook hops".
Adoro cervejas com rótulos traduzidos.
E o que aprendi com esta cerveja é que "Vanamees" significa "Homem Velho" em estoniano!
A IPA é um estilo originalmente inglês, mas neste exemplar foi utilizada uma variedade americana de lúpulo. O diferencial desta cerveja é o centeio, grão bastante popular e consumido nos países bálticos. Na cerveja, o centeio complementa o malte de cevada para dar mais maciez.
Esta cerveja de coloração marrom e levemente turva tem um aroma bastante bom de frutas amarelas e caramelo. Seu sabor é bastante intenso com bastante cremosidade na boca. As notas frutadas proveniente do lúpulo (cítrico) e da fermentação (frutas amarelas) são bastante presente e aos poucos vão dando lugar a um amargor intenso, mas agradável, que permanece no retrogosto.
Ficha Técnica
Estilo: IPA
Teor alcoólico: 6.5%
Amargor: Médio-alto
Temperatura ideal de consumo: 7-10 graus
Produzida por: Õllenaut
Este é o site da cervejaria: http://www.ollenaut.ee (redirecionada para a página do Facebook)
Endereço: Pärnasalu 19, Saue, Harjumaa, Estonia


.jpg)














