sábado, 18 de maio de 2013

Faça o seguinte exercício:

Beber cerveja com atenção é um belo exercício para os seus sentidos.

Leia: E preste atenção no rótulo. Veja o que ele e o fabricante tem a dizer sobre a cerveja.Veja bem qual é o teor alcoólico e  quais são os ingredientes.

Ouça: E preste atenção em seu som. Aquele "ploc" foi com gás? Sem gás? Se for sem gás, é bom tomar cuidado que existem grandes chances de ela estar choca.

Veja: A espuma escorrendo pelo copo ao servir. Como ela se forma? Ela é frondosa? Branca ou marrom? Tem bolhas grandes ou pequeninas? Ela é cremosa ou se acaba rápido? Ela fica bastante tempo no seu copo? 

E o líquido? De que cor que é? Amarelo? Dourado? Laranja? Vermelho? Escuro? Claro? Preto?
Ele é brilhante ou turvo? Tem sedimentos?

Cheire: Que cheiro ela tem? Lembra alguma comida? Algum perfume? Alguma coisa que você gosta? Alguma especiaria? Alguma fruta? Alguém? Lembre-se dos ingredientes que você leu no rótulo. É uma grande dica. 

Sinta: Ao tocar na sua boca, que sensação ela te traz? A espuma é rala? É cremosa? E a bebida é Refrescante? Ela te aquece? Você sente alguma coisa picante? Ela é seca? Licorosa? Ela é pesada na boca? Ela te faz salivar?

Saboreie: Que gosto a cerveja tem? Doce? Salgado? Amargo? Azedo? E quais sabores que ela traz? Pão? Cereais? Frutas? Condimentos? Ervas? Cítrico? 

E no final... O que ela deixa na sua boca depois que você engole ela? Estou falando daquele gostinho que fica na boca...

A dica é: Pegue 5 cervejas diferentes e faça esse teste em dias diferentes. Anote tudo sobre cada item acima. E depois compare e veja como as cervejas são diferentes.

E, deixo aqui minhas sugestões de cinco cervejas. 

1) Original Antartica
2) Guiness
3) Hoegarden
4) Erdinger Weiss
5) Baden Baden Golden

São cervejas fáceis de encontrar em supermercados onde vendam cervejas gourmet ou especiais. 

Depois me contem como foi a experiência. 


Um comentário: