terça-feira, 6 de agosto de 2013

Cacildis, agora tenho uma "Biritis" só minha!

A notícia cervejeira que não sai da boca do povo é sobre a "Birits", a cerveja feita  em homenagem ao nosso querido comediante Mussum dos Trapalhões.



Ele se foi, mas seu legado fica. Além das terminações de frases em "is" e "evis", uma das coisas que ele mais apreciava era beber a sua "ampola", vulga cervejinha. Não sei se vocês se lembram dos episódios dos Trapalhões, mas era marcante a sua relação bastante próxima com o "mé" e  com as bebidas alcoólicas. E muitas de suas piadas também faziam referência a elas. 

E eis que Sandro Gomes, filho de Mussum, resolve lançar a "Biritis", uma Vienna Lager em homenagem ao seu falecido pai.

E aí, vemos muitas pessoas perguntando: "Vienna lager, que que é isso, Jisuis?". 

Pensando nisso, resolvemos explorar um pouco sobre como é esta cerveja tão especial.



A Vienna Lager é uma cerveja de estilo alemão de baixa fermentação. Falar em estilo alemão, implicitamente já ressaltamos a simplicidade da sua composição: Malte, Lúpulo, Água e Levedura. Ela é baseada nas criações de Anton Dreher, cervejeiro Austríaco que resolveu produzir, na década de 1830, uma cerveja baseada nas técnicas de maltagem inglesa com o sistema de baixa fermentação utilizado nas cervejarias de Munique. O resultado desta cerveja foi uma cerveja avermelhada, mas mais clara que as cervejas alemães da época, refrescante, simples e saborosa.

E o que esperar da "Biritis" em termos de sensações? O nosso chute seria algo assim:

Geralmente a Vienna Lager tem sua aparência de cor âmbar avermelhado claro ou cobre e teor alcoólico entre 4,5% a 5,5%. Tem bastante presença de malte, levando ao nariz notas de cereais, além disso, pode se sentir uma leve nota herbácea ou frutada oriunda do lúpulo. Na boca, você geralmente sente uma sensação agradável, adocicada e macia por causa do malte. Às vezes é possível sentir a presença de notas tostadas. Entretanto, a presença do lúpulo é firme e faz com que o final seja bem seco. Costuma ser uma cerveja fácil de beber e de sabor bastante agradável.

Das nossas experiências, podemos dizer que nenhuma cerveja desse estilo nos decepcionou.

O que queremos dizer com isso é que a cerveja "Biritis" não é qualquer uma! É uma cerveja bem elaborada com um corpo acima do normal, geralmente feita com maltes alemães (Munich, Vienna e etc.) e com lúpulos nobres. Isso a torna extremamente saborosa quando comparada com as cervejas de estilo pilsen (American Lagers). Creio que é uma cerveja bastante especial a ser apreciada. Sandro realmente caprichou na homenagem ao pai.

Seguindo a filosofia do Pick your beer, o Mussum já escolheu a cerveja dele. E você, já escolheu a sua?

E finalizando, uma citação do próprio Mussum:

"Suco de Cevadiss deixa as pessoas mais interessantisss"

Fontes:
Brejas
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário